Um novo método de construção que colabora contra o feito estufa.

Construção em Madeira

A madeira é uma matéria prima renovável e um material de construção versátil com baixo peso, alta resistência e um bom isolamento térmico. Outro fato importante é o sequestro de carbono. O gás carbono que foi absorvido da atmosfera através da fotossíntese da arvore fica mantido sequestrado na madeira sendo usada na construção. Assim a construção em madeira é uma estratégica boa no combate do efeito estufa.
A madeira nem sempre necessita de tratamento químico. As casas de madeira - concebidas e construídas atendendo o material - são muito duráveis. Madeira seca está a salvo de fungos. Por isto, uma proteção química da madeira, para apoiar as peças portadores de madeira, pode ser abandonada completamente.
Em compensação, a madeira precisa permanecer seca, mesmo após instalação - não pode ser umedecida pela chuva no exterior, nem pela condensação no interior. As barreiras de vapor necessárias para isto podem ser encontradas aqui.
Do ponto de vista ecológico, só deve ser usada madeira como material de construção que seja proveniente da produção silvicultural sustentável para evitar desflorestação adicional na Floresta Amazônica. Desde vários anos, as certificações (CERFLOR, FSC e PEFC) apoiam a divulgação e a promoção do bom manejo florestal no Brasil.